Conservação da Água
22 de maio de 2009Por Greenbiz
A Visão Geral
Menos de 3% da água do planeta é pura; grande parte disso não está acessível, pois faz parte de geleiras, calotas polares ou áreas subterrâneas. A diminuição dessas reservas é um fator de destruição do meio ambiente e torna necessária a criação de projetos caros para recuperação das fontes de água. Práticas para a preservação de água, como a utilização eficiente e boas instalações, mudanças de comportamento e dos procedimentos de irrigação podem diminuir o consumo de água em até um terço.
O Contexto
A água é um recurso finito e requer cuidados, desde a utilização de banheiro coletivo e do pulverizador do jardim em uma casa até o sistema de lavagem na linha de montagem de uma fábrica.
Alguns dos problemas associados à diminuição das reservas de água são:
· Poluição por escoamentos decorrentes de excesso de irrigação em terrenos agrícolas e urbanos;
· Aumento do número de barragens, represas e estações de tratamento de água residual;
· Degradação das fontes devido à retirada de água da superfície;
· Destruição de terrenos pantanosos, que filtram os poluentes;
· Aumento da energia necessária para o tratamento de água residual e subprodutos de usinas elétricas.
Principais Envolvidos
· Governos estatais e federais têm oferecido cada vez mais incentivos para empresas que adotam tecnologias e técnicas de economia de água;
· O sistema de abastecimento público de água tem auxiliado as empresas na conservação de água, fornecendo privilégios e empréstimos para ajudar clientes industriais e comerciais a financiarem tecnologias que possibilitam a economia de água;
· Intermediadores e formadores de mercado do segmento de água estão desenvolvendo novos tipos de oportunidades de negócios, como licitações, nas quais os níveis de consumo são definidos por um fornecedor e os consumidores dão lances pela chance de atender a esses níveis, implementando qualquer uma das várias técnicas para preservação de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário